Entenda a 'Jogada de US$ 6 milhões' que venceu o mundial de DotA 2

Direto da IGN Brasil essa excelente depuração do jogada que deu a vitória para a EG

Neste sábado (8), cinco jogadores de Dota 2 ganharam mais de US$ 6 milhões no campeonato mundial The International 5. E isso aconteceu, em boa parte, graças a uma jogada simplesmente incrível, que rapidamente foi apelidada pela comunidade do MOBA de "o Echo Slam de seis milhões de dólares".

Diversos amigos que não conhecem muito bem o universo de Dota me perguntaram sobre essa jogada, que explodiu nas redes sociais e no YouTube após o fim do torneio. Assista ao momento em questão no vídeo acima.

Em se tratando de MOBAs, Dota pode ser definido como uma criatura enorme e bem complicada. Então vamos tentar desmistificar suas cores e barulhos doidos para que todos possam entender porque essa jogada foi tão devastadora.

Para começar, vamos compreender o que estava em jogo: a série final do International colocou duas equipes para brigar, a Evil Geniuses (EG) e a chinesa CDEC. Era uma série melhor de cinco, então o time que conquistasse três vitórias venceria o torneio. A EG vencia por 2 x 1 ao início da quarta partida da série.

E então, aconteceu algo incrível...

Passo 1: a CDEC mata um dos heróis da EG

Os jogadores da CDEC encontram um dos jogadores da EG, que controlava um herói chamado Storm Spirit, isolado do seu lado do mapa. Mesmo o Storm Spirit sendo um herói muito bom para escapar de situações difíceis, a CDEC habilidosamente usa seus atordoamentos de maneira calculada para que ele não possa fugir. Eles então matam o jogador da EG com uma habilidade muito poderosa chamada Laguna Blade: um raio de energia que causa quantidades extremas de dano em um único alvo.






Passo 2: a CDEC avança até a alcova do Roshan

Após garantir essa morte, a CDEC aproveita o fato de a EG ter apenas quatro jogadores vivos (cada time tem um total de cinco jogadores) até que o Storm Spirit possa voltar, em cerca de 40 segundos. Quando você tem a superioridade numérica, é comum aproveitar a vantagem e tentar matar o Roshan -- ele é um monstro poderoso localizado na região central do mapa, que quando é exterminado rende experiência e dinheiro para todo o time (além de um item consumível muito especial que permite que um de seus jogadores reviva imediatamente caso seja morto).

Se você tem esse item, pode tentar batalhas mais arriscadas, porque é como ter um herói com duas vidas para lutar. A CDEC avança para a alcova de Roshan, mas os quatro jogadores restantes da EG enxergam a movimentação da CDEC graças ao uso de sentinelas -- itens que podem ser colocados pelo mapa para fornecer visão temporária daquela região para seu time.



Passo 3: EG decide contestar o Roshan da CDEC

A CDEC entra na alcova e começa a atacar o monstrão. Como a alcova é pequena e apertada, os membros da CDEC precisam ficar muito perto uns dos outros. Os heróis que a EG escolheu para essa partida são perfeitos para matar inimigos em situações de clausura como essa.

O capitão da EG está usando um herói chamado Ancient Aparition, que tem uma habilidade que causa lentidão e aumenta o dano mágico recebido pelos inimigos afetados em sua área. Ele joga essa magia dentro da alcova (ela é a espiral azul e branca que você pode ver no chão na imagem abaixo).

Neste momento, a CDEC já sabe que a EG está ciente de seus movimentos dentro da alcova. Como a CDEC se recusa de desistir da investida com o Roshan, a EG sabe que o time adversário está ou muito confiante, ou muito desesperado.



Passo 4: Aí vêm os ultimates

Após usar sua magia na alcova, o capitão da EG continua o ataque usando sua habilidade ultimate. É uma habilidade em duas etapas excelente para agredir diversos inimigos. Pense nela como um míssil teleguiado. A primeira parte da habilidade mostra o caminho que ela vai fazer, em linha reta pelo mapa. A segunda parte vem em seguida como uma explosão de dano gelado. Você pode ver a "mira" dessa habilidade entrando o poço do Roshan no canto esquerdo da imagem abaixo.

Esse ultimate causa dano mágico, então a habilidade usada anteriormente pelo Ancient Aparition aumenta ainda mais o dano do "míssil de gelo".



Passo 5: SLAMMIN!

Antes da segunda parte do ultimate de Ancient Apparition acertar seu alvo, outro herói da EG pula para dentro da alcova de Roshan usando uma Adaga de Translocação -- um item que permite que os heróis se teleportem curtas distâncias pelo mapa de maneira instantânea. O jogador Universe, que pula para dentro da alcova, está usando um herói chamado Earthshaker. Ele se joga no meio dos cinco jogadores do time inimigo e ativa sua habilidade ultimate.

O ultimate de Earthshaker se chama Echo Slam, uma enorme explosão em área que causa dano baseado na quantidade de inimigos que ela afetar. Quanto mais inimigos são pegos na área de efeito do Echo Slam, mais dano ela causa. Todos os heróis da CDEC são pegos nessa área de efeito, algo bastante raro em partidas profissionais nas quais os jogadores entendem muito bem a importância de um bom posicionamento e se espalham pelo mapa.

E como você poderia espera, o Echo Slam também causa dano mágico, o que quer dizer que ele também será amplificado pela coisinha azul girando no chão, Ah, e esse poder também atordoa os oponentes.



Passo 6: Quer gelo?

Após o Echo Slam destruidor, todos os heróis da CDEC estão imobilizados. Com a CDEC incapaz de fugir, a segunda parte do míssil teleguiado de gelo lançado po Ancient Aparition chega ao poço e explode em uma chuva de dano e gelo, instantaneamente matando um dos jogadores da CDEC. Após a dose inicial de dano, essa habilidade continua causando ferimentos nos inimigos ao longo do tempo.

Esse ultimate também causa um efeito bastante desagradável em todos os heróis da CDEC. Se suas vidas forem reduzidas até certa porcentagem, eles se despedaçam como esculturas de gelo e morrem. A porcentagem é bastante baixa, entre 10 e 12%, mas os jogadores da CDEC estão perigosamente perto desse limite.



Passo 7: Fissurando e cantando e seguindo a canção

O Earthshaker tem outras habilidades além do Echo Slam. Uma delas faz uma linha de pedras explodir do chão causando dano, atordoando os inimigos e bloqueando seus caminhos. Earthshaker arremessa essa parede de rochas para colidir com os heróis da CDEC que estão na saída da alcova, que têm mais vida e chances de escapar do que seus outros companheiros dentro do poço.

Os dois inimigos mais próximos de Earthshaker atingidos pela Fissura (nome dessa habilidade) tomam dano mágico (ainda amplificado!) e morrem imediatamente. A rocha também faz com que o jogador da CDEC mais à esquerda perca vida o bastante para atingir o limiar do ultimate de Ancient Apparition. Ela se despedaça como uma pedrinha de gelo, graças ao efeito secundário do poder.

Apenas um jogador da CDEC continua vivo.



Passo 8: Resta um

O carregador da EG usa seu ultimate dentro da alcova tentando eliminar o último herói vivo da CDEC, mas esse herói chamado Phantom Lancer é muito eficiente na hora de escapar de uma situação ruim. Ele se teleporta para fora da alcova usando uma de suas habilidades e foge da morte certa.



Passo 9: EG rouba o Roshan

A EG termina o trabalho que a CDEC começou e mata o Roshan com facilidade, garantindo ouro, experiência e o item que garante uma vida extra. A EG já estava indo muito bem antes dessa luta, então isso aumentou bastante a vantagem dela em relação à equipe chinesa. Eles venceram a partida pouco tempo depois e se consagraram campeões do International 2015.

Parabéns, EG!



Fonte IGN BRASIL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog